Artigo "Povo Famalicense" - 9 de Dezembro de 2014

Ricardo Frade, que é Família de Acolhimento da Mundos de Vida desde 2007, acaba de lançar o livro “Pé Descalço: da Suécia a Portugal sem um Tostão!”, onde descreve histórias e peripécias vividas durante a viagem que fez, em apenas 13 dias, entre aqueles dois países, sem dinheiro, cartões ou qualquer dispositivo electrónico. Um livro sobre pessoas, os seus problemas quotidianos e a forma como os encaram.

O livro, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, e que parte das receitas com a venda revertem a favor da Mundos de Vida, é editado pela “Génio e Audácia”.

O livro inspira-se na vida a dois em tempos de dificuldades. Quando, há cerca de sete anos, Ricardo Frade e a sua Sofia se viram mergulhados em problemas, muitos deles derivados da falta de dinheiro, podiam ter emigrado. Podiam ter desistido da vida. Podiam ter feito mil e uma coisas. Preferiram estudar finanças. E não é que resultou? Pessoas de espírito humano, depressa quiseram pôr os conhecimentos adquiridos ao serviço de quem pas

sava dificuldades que lhes são tão familiares. Surgiu a ideia de escrever um livro. Mas não queriam escrever apenas mais um livro de finanças pessoais. Foi assim que incubou a ideia de livro mais focado nas pessoas e nos seus problemas do que em fórmulas.

O Ricardo estava na Suécia. No norte da península Escandinava, em pleno Inverno. Não conhecia o país e não sabia uma palavra de sueco. Não tinha na sua posse qualquer dispositivo electrónico, dinheiro ou cartões de crédito/débito, e, para

cúmulo, não tinha onde dormir, nem sequer o que comer. Mas voltou para Portugal são e salvo em apenas 13 dias.

Cada dia desta inédita viagem é retratado num capítulo, culminado com a partilha de outras três histórias igualmente fantásticas e inspiradoras. Utilizando quase todos os meios de transportes para se deslocar (comboio, autocarro, camião, entre outros), e dormindo em sítios tão inacreditáveis como a arrecadação de um hotel em Paris, o Ricardo chegou à Mundos de Vida no dia 19 de Fevereiro de 2013. Sediada em Lousado, Vila Nova de Famalicão, esta é a instituição beneficiária de parte das receitas do projeto (no qual se incluem as vendas do livro).

Este é um livro cheio de peripécias e episódios caricatos, que diverte e entretém, ao mesmo tempo que nos obriga a viajar sem sair do sítio. Uma obra já aclamada pelas personalidades que compõem o grupo de leitores piloto, unânimes em reco

mendar a leitura. São eles Marcelo Rebelo de Sousa, professor universitário e comentador político que assina o prefácio; Nuno Markl, humorista; José Moreira da Silva, ex-adjunto da presidência do Conselho de Ministros; Pedro Abrunhosa, músico; Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz; entre muitos outros.

in: “Povo Famalicense" de 9 de Dezembro de 2014 (Edição Ano XIII Nº 757)